sábado, 13 de março de 2010


Como a escola exerce uma grande influência sobre as crianças e os adolescentes, contribuindo enormemente para a formação de seus valores, ela representa o lugar ideal para o desenvolvimento de programas de promoção da saúde, como o de Alimentação Saudável.

Um programa de alimentação saudável implantado na escola não atinge somente os alunos, tendo uma abrangência ampliada, por englobar também os professores, os pais e a comunidade. A percepção da escola como um dos espaços para promoção de hábitos alimentares saudáveis se reflete na iniciativa das Escolas Saudáveis ou Escolas Promotoras de Saúde, traduzindo esse núcleo de convivência em local de grande relevância para a promoção de saúde, principalmente quando ela está inserida na construção do conhecimento do cidadão crítico, estimulando-o a assumir atitudes mais saudáveis de viver hoje e no futuro.

A escola tem entre vários objetivos, promover a alimentação saudável junto às crianças, pais, professores e responsáveis pelas cantinas. Todas as atividades desenvolvidas na escola visam a modificação do ambiente escolar para o estimular a adoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis e a prevenir o aumento dos casos de obesidade e de doenças crônico-degenerativas na infância, conseqüências direta de erros alimentares e inatividade física das crianças.

0 comentários: